segunda-feira, 29 de março de 2010

Insights

Motivação, uma característica do profissional moderno!


Em meu ultimo artigo passei alguns dos instrumentos fundamentais para se obter o sucesso empresarial...a criatividade.

A criatividade torna-se mais positiva quando pensamos dentro da gestão empresarial, em aplicar a MOTIVAÇÃO.

O processo motivacional deve ser aplicado constantemente pelo empresário e aí vão algumas idéias:

Hoje, as empresas estão mais enxutas, tanto pela tecnologia quanto pela situação econômica do país e isso reflete diretamente nos funcionários na sua maior parte, sobrecarregados.

Foi o tempo em que a hierarquia de uma empresa trabalhava verticalmente, aliás, qualquer empresário que ainda teime em aplicar esse conceito, estará fadado a desaparecer.

Grandes empresas aplicam hoje, o trabalho a quatro mãos, todos fazem parte de uma equipe, cargos de chefia como por exemplo, diretores, gerentes, chefes de deptº, etc, tem a função de coordenar os trabalhos e supervisionar, mas também de colaborar, passar idéias, ajudar e finalmente, MOTIVACIONAR!

Todos são merecidamente reconhecidos quando algo é feito em benefício da empresa e não só o chefe!!!!!!

Empresas com administração moderna aplicam políticas de incentivo e não aquelas que geralmente fazem com que o funcionário se desestimule com o objetivo de ser minado da empresa.

Chegou em minhas mãos um artigo publicado em uma revista de medicina intitulado de “assédio moral” que denominam como ato deliberado de humilhação ou uma “política da empresa” para livrar-se de trabalhadores indesejados. O texto aborda as conseqüências maléficas que o funcionário sofre nesse processo, é impressionante.

O mercado está atento a todas essas tendências e como eu, vários outros profissionais estão propagando e aplicando esses conceitos, é muito prazeroso encontrar um administrador que aplique essas idéias, o resultado é altamente positivo.

Para finalizar, se você é empresário, ou ocupa um cargo de confiança, passe esses conceitos a seus funcionários, seja pró-ativo sempre e mostre o seu entusiasmo nos trabalhos de seu colaborador, utilize-se sempre da transparência e mostre os reais objetivos mantendo uma relação de confiança com eles, os resultados serão extremamente benéficos.

O marketing não é unicamente usado para criar estratégias de vendas, mas também é utilizado para produzir, unir esforços e chegar lá!!!

“A MOTIVAÇÃO É O RESULTADO DA COMBINAÇÃO DE VÁRIOS FATORES FAVORÁVEIS QUE PODEM TRANSFORMAR UMA EMPRESA COMUM NUM NEGÓCIO ALTAMENTE PODEROSO”


Mário Lamonica
mario.propaganda@gmail.com

Um comentário:

  1. Infelizmente nas maiorias das empresas os gestores só se preocupam com o marketing externo tentando aumentar a sua participação de mercado esquecendo do seu maior patrimônio que são seus colaboradores aí quando alguma coisa sae errado eles se perguntam. onde errei? geralmente as empresas que utilizam o endomarketing atingem metas acima da média porque valoriza seus funcionários e dar condições para o crescimento profissional de cada um.

    Mario Lopes. marionetolopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir