sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ensaio com atitude...





 Modelo: Luciana Schievano 
Fotografia: Marco Máximo
Tratamento de imagem e design: Mário Lamonica

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lei do Photoshop...absurdo!

*"Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), em análise na Câmara dos Deputados, poderá fazer com que toda imagem publicitária manipulada com Photoshop traga um aviso de advertência.

Anúncios que trazem fotos manipuladas digitalmente passariam a exibir a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada", segundo a proposta.

O texto original da "Lei do Photoshop" prevê multa de até R$ 50 mil a quem a desobedecer.

Segundo Costa, o objetivo é "acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania."

* Texto retirado da internet

O que comentar, enquanto precisamos de projetos que valorizem mais a segurança, saúde e educação, nossos parlamentares se preocupando com o Photoshop... e aí vai a minha defesa refletido pelo meu dia-a-dia..O profissional que trabalha com Photoshop, responsável pelo tratamento de imagem baseia-se no ensaio, objetivo da campanha e algumas observações que são passadas às vezes pelo anunciante e a (o)modelo. O bom profissional entende que prevalece o bom senso que neste caso é manter as características da(o) modelo. Ex. Modelos profissionais, artistas, etc mantém agenda carregada participando de ensaios que na maioria das vezes são exaustivos, olhar cansado, carregado, etc. Esta aparência não representa o seu estado normal após um bom descanso e aí entra o Photoshop para resolver o problema trazendo de volta sua aparência. Pele é outra coisa também que tratamos, concordo que lá atrás víamos algumas bizarrices como os famosos "bonecos de cera ou pele de boneca" porém, o mercado se encarregou de resolver isso, não precisou de parlamentares. Preocupamo-nos em limpar algumas coisas indesejáveis de ocasião, espinhas, acnes mas, tudo isso de momento, tb não representa a realidade. Vamos imaginar que em um ensaio haja pelo menos 10 pessoas na equipe entre fotógrafo, direção de arte, maquiador, cabelereiro, produtor de moda, etc...dia marcado, estúdio pronto, e nasceu alguma espinha na modelo ou se machucou em algo que deixou um ematoma qualquer...dá para entender agora? Bom para resumir...OS bons profissionais fazem questão de manter a personalidade da(o) modelo enquanto tratamento da imagem, não precisam ser acompanhados de leis!

Recebi um comentário no meu twitter que "imagem padronizada que não corresponde a maioria da população cria obsessão em massa" (@caiosch..) não discordo mas, neste caso, vamos deixar o nosso mercado resolver e cobrar dos políticos as prioridades que jamais se resolvem!

Só mais um...se a lei for aprovada, deverá constar nas fotografias de campanhas de alguns políticos assim: Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada e dar mais credibilidade. Trata-se de corrupto....

Tanta coisa para se preocupar, que tragédia no Rio de Janeiro não... projetos de infra-estrutura talvez resolvessem ou pelo menos dariam soluções...Absurdo!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Hair Brasil foi sucesso!

Parabéns Charles Veiyga, um mega show!
Marco Máximo, Charles veiyga e eu...



Uma das modelos participantes do show, foi demais.
Fotografia Marco Máximo
Tratamento e design de imagem: Mário Lamonica.